top of page

Tio Frank Arthur Marshall (1865-1931) - "Um gênio excêntrico que deu à juventude um Ritual”.


Por: Marlon V. Siqueira.


Frank Arthur Marshall nasceu em 13 de novembro de 1865, na cidade de Leavemworth, estado do Kansas (EUA).
Nutriu desde cedo um grande interesse por estudar e escrever sobre tudo o que se referia a simbologia e ao esoterismo. Na infância, muitas vezes preferia ler e estudar ao invés de brincar. Formou-se em Jornalismo pela Universidade do Kansas.
Teve seu primeiro contato com a Maçonaria muito cedo, iniciado em uma loja de New York. Era um maçom muito atuante, frequentava o Rito Escocês e realizava seus trabalhos no Rito de York, durante sua vida ajudou a fundar várias lojas simbólicas. Apoiou e foi membro de entidades paramaçônicas como a Eastern Star(Estrela do oriente), além de ser Shrine.
Foi Past Master da Loja Westport 340 do R.E.A.A., Past Alto Prior do Capítulo Westport dos maçons do Arco Real, sendo também membro da Ordem Real da Escócia e Past Comendador da Comendadoria dos Cavaleiros Templários em Westport
No auge de sua carreira, era um exímio escritor, dedicou-se ao jornalismo no Kansas City Journal e a escrita de poemas tendo Shakespeare como seu maior ídolo.
No início do então chamado Clube DeMolay Dad Land estava satisfeito com os resultados alcançados e os rumos que sua organização para jovens estava tomando, mas, percebia que faltava algo. Certa tarde encontrou-se com Tio Marshall e confessou a ele seu desejo de criação de um ritual que desse rumo ao Clube DeMolay, algo que incitaria aos jovens a viverem uma vida de virtudes, além de dar lógica aos seus encontros. Tio Marshall negou-se de início, pois não se considerava preparado para tanto. No decorrer da conversa foi se interessando no mesmo momento em que surgiam o esboço de nossas sete virtudes, algumas de nossas cerimônias e a base do que hoje é a Ordem DeMolay.
Naquela noite, inquieto, Tio Marshall resolveu enfim executar a tarefa que Dad Land lhe conferiu, empenhou-se durante toda a madrugada e a manhã seguinte para criar as bases daquele ritual que seria aprimorado nas próximas semanas.
Seu conhecimento era tamanho que a riqueza de detalhes é facilmente percebida num primeiro contato com o ritual. Tudo é místico, simbólico e possui um significado especial. A maior de suas bases foi a própria ritualística maçônica, tão conhecida por Tio Marshall, adequando-a seu enorme grau de conhecimento filosófico, místico e esotérico aos jovens.
A partir de seu contato com a Ordem DeMolay, tio Marshall dedicou-se exaustivamente a sua causa e juntamente com Dad Land esteve a frente da fundação do Primeiro Conselho. Participou ativamente das atividades do Capítulo Mãe, auxiliando os jovens no primeiro contato com o Ritual por ele criado.
Em 24 de março de 1931, foi realizada uma visita do Grande Conselho à Casa Branca com entrevista ao Presidente Herbert Hoover apoiador e simpático à causa da Ordem DeMolay. Tio Marshall debilitado e desaconselhado por seus médicos se fez presente para presenciar o momento em que o presidente receberia a o Cordão Honorável da Legião de Honra. Ao aproximar-se do presidente para cumprimentá-lo passou mal e teve seu estado agravado. Dias depois partiu para o Oriente eterno.
Tio Marshall foi o responsável por nos distinguir das demais organizações de jovens, através de nossos rituais, amparados em seus ensinamentos e virtudes e selados por nosso juramento nos preparamos para atingir a maioridade. Ele nos guia e nos ampara nessa caminhada.
Com exceção do Ritual de Investidura de Chevalier, todos os outros rituais da Ordem DeMolay foram escritos pelo Tio Marshall e assim como Dad Land ele teve grande importância para a construção da Ordem DeMolay.
Certa vez, Dad Land voltou-se para Marshall dizendo "você tem escrito o ritual perfeito para a perfeita Fraternidade". Marshall respondeu, "seu sonho é agora realidade. Ele lhe servirá como inspiração para jovens através de todas as épocas".

 

 

BIBLIOGRAFIA
DUNCAN, Herbert Ewing. Hi, Dad! Uma história sobre Frank Sherman Land e a Ordem DeMolay.

O Autor de nossos Rituais

Trabalho realizado pelo Ir. Marlon Siqueira, membro do Capítulo Maringá Universitário, sobre o Tio Frank Arthur Marshal.

bottom of page